quinta-feira, 30 de maio de 2013

ESTUDANTES DA ESCOLA VISITAM O PARQUE ESTADUAL DO IBITIPOCA



Ontem, 29/05, estudantes e professores  da Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz fizeram uma visita ao Parque Estadual do Ibitipoca com o objetivo de aprofundar estudos nas áreas de geografia, biologia e contou com a supervisão da  Professora de ciências,  Micaela e também do Professor de Geografia,  Sandro Carrizo. A organização da atividade extraclasse também contou com apoio e presença da Diretora Wanderléia Castro que é uma grande incentivadora desta maneira de ensinar e aprender.  Colocando a natureza como objeto de estudos e visitando locais de apelo turístico se une o útil ao agradável em na perspectiva educacional .

A expedição partiu por volta das 5:00 da manhã da quarta feira e chegou ao Parque por volta das 9:30. A viagem foi tranquila  com os alunos se confraternizando em um espírito de companheirismo e muita alegria. Ao chegar ao Portal do Ibitipoca os alunos foram recebidos pelos Servidores do IEF _ Instituto Estadual de Floresta que apresentaram o Centro de visitantes que é uma especie de Museu da Natureza. Nesse momento os alunos puderam receber esclarecimentos sobre a fauna, flor, geologia, solo e também um pouco da história da Vila de Conceição de Ibitipoca. 

Em seguida os alunos determinaram junto com guia local o roteiro de 5 Km de Trilhas pelos principais pontos turísticos da reserva natural. Nesta caminhada pelas trilhas da Serra do Ibitipoca os participantes da atividade tiveram a oportunidade de conhecer a Gruta dos Coelhos, o Relógio de sol,  o Mirante, a Prainha o Rio dos Tombos,  a Ponte de Pedra , o Lago dos Espelhos, o Lago Negro e a Cachoeira dos Macacos. Durante a Trilha eram discutidos os aspectos da vegetação  e relevo local. Também foram fotografadas espécies de flores nativas, formações rochosas e outras curiosidades. 

Como desdobramentos das atividades de campo será realizada uma exposição de fotos  selecionadas pelos alunos e também editados pequenos vídeos que serão publicados na internet através do You tube e das redes sociais . As propostas destas atividades fazem parte de um  conjunto de ações pedagógicas que visam oportunizar aos educandos aprender de uma forma prazerosa sendo eles, os principais protagonistas da construção de conhecimentos.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário