segunda-feira, 11 de outubro de 2010

UMA VISITA AO PASSADO

Arabela Reis Magalhães
Prof. Claudia Cristina Rezende Reis


            Sou Paulo Machado, nasci cresci em Muriaé. Desde que nasci, há 68 anos atrás, muita coisa mudou em minha cidade. Naquele tempo, o telefone era uma coisa muito rara, só as pessoas abastadas podiam usufruir da comodidade de ter um telefone em casa. A comunicação era muito ruim, comunicava-se por meio de cartas, através de linhas recheadas de carinho e saudades, não é como agora, que as pessoas se falam por meio de um minúsculo aparelho sem fio chamado celular, que se apresenta de várias cores e tamanhos.

            Minha infância foi tranqüila, gostava de brincar de roda, pique, bola de gude , jogar bola de meia no chão de terra batida. Não havia perigo nem a violência assustadora dos tempos atuais. Ah,  quantas saudades do belo hotel em frente a estação, do apito do trem que me acordava quando criança.

          Quando tornei-me um adolescente sonhava irriquieto, meu passatempo preferido era me encontrar com os amigos no tão famoso Coreto da Praça João Pinheiro, onde cada um de nós esperávamos por nossas jovens amadas. No centro havia um movimentado clube, freqüentado por jovens que sabiam se divertir nos , amplos salões ouvindo “ jovem Guarda”.

       Lembro-me como se fosse hoje daquela grande arvore em frente ao Bazar São Cristovão  hoje ela permanece calma e serena no mesmo lugar.
       Eram poucos os bairros, não havia meio de transporte coletivo como hoje a circular pelas ruas agitadas transportando pessoas apressadas e estressadas pela rotina do dia a dia.

        Tive uma boa educação, formei-me para professor e sempre exerci minha profissão com muita dedicação e hoje vivo dessas lembranças com muito orgulho e emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário