sábado, 27 de abril de 2013

EXPEDIÇÃO PEDAGÓGICA LEVA ALUNOS DE ESCOLA MUNICIPAL AO PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ

Se preparando para iniciar mais uma Expedição Pedagógica 


Na Tronqueira tirando uma foto para o facebook 

Na portaria do Parque Nacional do Caparaó

A subida de Jeep foi mais uma das muitas emoções do dia

Descansando no Vale Encantado

Vista da Cidade do Mirante da Tronqueira

Os alunos da Escola Municipal Gilberto José Taus Braz, do Nono Ano Um, fizeram parte de uma atividade extraclasse voltada para a construção de conhecimentos no campo da Geografia Física e História. Saindo de Muriaé com destino ao Parque Nacional Caparaó  os alunos se divertiram , conheceram paisagens maravilhosas e ainda fizeram discussões sobre a Guerrilha do Caparaó. Aliás, este foi o tema gerador que levou a organização da expedição neste fim de semana. Nos idos do ano de 1967,  um grupo de ex. militares se estabeleceram na região com a intenção de inciar a resistência armada contra a ditadura Militar

Seguindo a maneira de agir dos guerrilheiros que fizeram a Revolução Cubana,   o Grupo da Serra do  Caparaó contou com apoio de Leonel Brizola  e pretendia se aliar aos camponeses locais  e reproduzir a guerrilha rural no país. Porém, devido ao clima rigoroso e o desconhecimento da geografia local o grupo chamou a atenção de moradores das cidades vizinhas e foram denunciados e capturados pela Policia Militar de Minas Gerais sem apresentar resistência.

Foi o estudo realizado sobre terrorismo de estado e a fascinante história dos Guerrilheiros do Caparaó que estimulou a realização da atividade. Outro fator que também foi levado em consideração durante a organização das atividades  foi a riqueza biogeográfica do local. Relevo, clima , vegetação, meio ambiente e recursos hídricos também foram parte dos estudos da atividade.  A expedição contou com apoio da  direção da Escola através da Diretora Wanderléia Castro, que participou das atividades  e, também, da Secretária Municipal de Educação que gentilmente cedeu o transporte e incentivou a realização do trabalho de campo.

Durante a expedição foram realizadas fotografias que farão parte de uma exposição a ser montada em breve  na escola. Também foram realizadas filmagens que serão editadas dando origem a um documentários onde os protagonistas serão os alunos que estiveram envolvidos na realização desta ação pedagógica. Tal documentário deverá ser exibidos na escola e lançado também  na rede mundial de computadores no sentido de partilhar os temas trabalhados.