quarta-feira, 13 de junho de 2012

ESCOLA PARTICIPA DO FORUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Diretora Wanderléia e a Diretora Heloisa se fazem presente e participam ativamente dos trabalhos

Professora Michaela se alegra por estar presente em evento tão importante para a Educação Ambiental

Professora Marcelina também esteve presente na abertura do Forum

Sr Dé, Sub Tenete Freitas e Capitão Alexandre

Público presente na abertura do evento
A Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz participa ativamente do VIIº FOREA ( Forum Regional de Educação Ambiental) . Tal evento acontece paralelamente á Conferência Mundial de Meio Ambiente e estará debatendo uma série de questões que envolve a questão ambiental em nossa região. A Escola que desenvolve a Educação Ambiental  desde sua fundação,  conta com a atuação da ONG - Grupo AMA- Amigos do Meio Ambiente, que foi fundada por professores e alunos há mais de 10 anos atrás.

Como representantes da Escola participam a Diretora Wanderléia Castro,  a supervisora  Fernanda Areal, os professores Sandro Carrizo e Michaela de Paula e o querido amigo Sr Volney ( Sr Dé) .  A missão desses participantes  é buscar novas formas de atuação e contribuir com as discussões do Forum levando para o debate um pouco da experiência acumulada nos últimos anos de atuação. O Forum continua nos dias 14 e 15 de junho,  e encerrará com aprovação de um documento elaborado a partir das considerações tiradas durante as  discussões.

terça-feira, 12 de junho de 2012

ESCOLA PARTICIPA DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


Alunos e alunas se concentraram na resolução de questões de matemática 


A Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz aplicou as provas referentes a Olimpíadas Brasileira de Matemática. Os alunos se concentraram nas questões em uma demonstração de responsabilidade e comprometimento. Tal evento acadêmico é realizado anualmente pelo MEC,  premiando com bolsas de iniciação científica, computadores, medalhas e certificados de participação o melhores alunos.


As Olimpíadas de Matemática, nos moldes atuais, são disputadas desde 1894, quando foram organizadas competições na Hungria.Com o passar dos anos, competições similares foram se espalhado pelo leste europeu, culminando, em 1959, com a organização da I Olimpíada Internacional de Matemática, na Romênia, com a participação de países daquela região.

A Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) organizou em 1979 a I Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).  Ao longo destes anos, a OBM passou por diversas mudanças em seu formato (veja abaixo quadro ilustrativo), mantendo a idéia central que é a de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar na melhoria do ensino, além de descobrir jovens talentos.

Dentre os premiados são selecionados aqueles que formam as equipes brasileiras na Olimpíada do Cone Sul (4 estudantes, com até 16 anos); na Olimpíada Internacional de Matemática (6 estudantes do ensino médio, com até 19 anos); na Olimpíada Iberoamericana (4 estudantes, com até 18 anos) e na Competição Internacional de Matemática (universitários). Estas competições são realizadas anualmente, sempre em um país diferente.

domingo, 3 de junho de 2012

EDUCAÇÃO, SAÚDE E EDUCAÇÃO

MOSTRA CIENTÍFICA É REALIZADA NA ESCOLA


"Que a Saúde se difunda sobre a terra"! Esse é o tema da Campanha da Fraternidade 2012  e também o tema centra do projeto desenvolvido na escola Municipal Gilberto José Tanus Braz . Várias ações foram realizadas tendo o tema como fio condutor dos trabalhos. Os alunos receberam orientações dos professores durante o processo de elaboração, pesquisa e execução dos trabalhos apresentados pelos alunos durante a Mostra científica e cultural que aconteceu no dia 02 de junho, na escola Municipal do bairro João XXIII.

A Mostra iniciou-se com  apresentação do Hino nacional e palavra da coordenação que agradeceu a presença de todos e parabenizou os alunos e professores pela qualidade dos trabalhos apresentados. Durante a Feira Científica  houve apresentação de vídeo sobre saúde e alimentação , teve barracas com demonstração e degustação de alimentos alternativos , saudáveis e extremamente saborosos. Destacamos a participação e envolvimento dos alunos dos 8º anos que se comprometeram com a proposta e fizeram de seus trabalhos um sucesso de sabor e conhecimentos.

Outros grupos fizeram panfletagem com folhetos produzidos pelos  alunos com textos de autoria autoria própria baseados em pesquisas e estudos sobre o tema proposto. A água  foi lembrada pelo grupo " Gota d'agua",  como elemento indispensável para a vida. Os alunos dos 7ºs anos apresentaram trabalhos que lembraram as doenças causadas pela má alimentação e falta de higiene. Muitos personagens de nossa história foram lembrados. O tema trabalhado pelos alunos foi " Higiene, meio ambiente e saúde". 

A parte cultural da mostra foi garantida pelos alunos dos 6ºs anos,  com destaques para danças , paródias e muita animação. Também  houve  trabalhos que abordaram a  obesidade e fizeram  teste de Índice de  Massa Corpórea. Esses temas foram desenvolvidos pelos alunos de 9ºs anos, que também se comprometeram com a preparação e apresentação dos trabalhos.

Nosso blog esteve lá fazendo a cobertura do evento e está preparando um vídeo com imagens e entrevistas realizadas durante o evento. na oportunidade também parabeniza os alunos e professores da escola que se preocupam o desenvolvimento da ciência como elemento transformador de realidades. Despertar na criança adolescente o espírito científico e contribuir para a formação do cidadão comprometido com o desenvolvimento do conhecimento