terça-feira, 30 de março de 2010

Semana Santa já começou...

"Nosso Senhor dos Passos é uma invocação de Jesus Cristo e uma devoção especial na Igreja Católica a ele dirigida, que faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.

A história desta devoção remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos."

Em Muriaé, a procissão ocorreu nessa terça feira, 30/03/10, com a saída da Matriz São Paulo em direção ao bairro do Porto com chegada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Na Barra, a procissão saiu Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em direção à Igreja Nossa Senhora do Divino Pranto, na Fundação Cristiano Varela. Com grande presença da Comunidade Católica, as procissões mantiveram viva a tradição litúrgica tão importante para os fieis de Muriaé e região.

Pesquisa: http://pt.wikipedia.org
Foto:Sandro Carrizo/Procissão Nosso Senhor dos Passos- Muriaé MG-Paróquia São Paulo(30/03/2010)

domingo, 28 de março de 2010

Beleza da natureza


Essa foto foi tirada a partir da sacada da escola, em frente a sala do 7 º ano 2, durante a troca de horário. Essa foto mostra uma beleza da natureza sempre presente em nossa escola.

PROERD JÁ COMEÇOU


Já está acontecendo o PROERD em nossa escola. Com as instruções oferecidas pelo Sargento Freitas, a meninada vem recebendo orientações sobre os males provocadas pelas drogas. O objetivo principal do PROERD é reduzir a violência e prevenir o uso de drogas por crianças e adolescentes, que concluem o curso em 10 lições, ministradas por instrutores militares. O Proerd auxilia também pais, que são informados sobre os malefícios causados pelo uso de drogas e a importância do fortalecimento da estrutura familiar. “É fundamental envolver a família no processo, não adianta apenas o contato com a criança, que é um braço da família. O papel dos pais é muito importante no resgate e na forma de orientar seus filhos" explica o Coordenador Operacional e Metodológico do PROERD -MG, Capitão Ferraz.

Tratamento odontológico para os alunos !



Um belo sorriso é patrimônio de valor inestimável para o indivíduo. Sendo assim, é importante destacarmos a atuação do Consultório Odontológico que temos em nossa escola. Há muitos anos, a Dra. Aparecida Mostaro vem cuidando das cáries de nossos alunos com muito carinho e dedicação. É importante destacar que os serviços odontológicos são gratuitos e vai desde a prevenção até o tratamento efetivo junto aos nossos alunos. Além da Dentista, contamos também, com o apoio da auxiliar Cristiane Santos Souza, que além de ajudar a Dra. Aparecida, pacientemente orienta nossos alunos sobre a correta maneira de realizar a escovação dos dentes.

Produzindo um fóssil



Em estudos realizados em sala de aula ficou comprovado a importância dos fósseis como objetos de estudos capazes de fornecer dados sobre a história e evolução geológica do planeta. Foi discutido o processo de formação dos fósseis que leva milhões de anos para a sua sedimentação e posterior petrificação. O aluno João vitor em sua aguçada curiosidade e criatividade, produziu por meio de um experimento recomendado no livro didático, um fóssil. Tal fóssil, nada mais é que uma simulação da força da natureza que age sobre os elementos naturais e a realização do experimento permitiu aos alunos aprender sobre a fossilização dos elementos desde a Pré história até os dias atuais. Na oportunidade cumprimentamos João Vitor pela experiência realizada...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Horários das turmas na Informática

ENTURMAÇÃO
SEGUNDA - FEIRA
Turma: 3A (Prof. Geiza) 7:30 as 9:00;
Turma: 3B (Prof. Alessandra) 9:00 as 10:30;
Turma: PAV (Prof. Simone) 10:30 as 11:15.

TERÇA - FEIRA
Turma: 4A (Prof. Zezé) 7:30 as 9:00;
Turma: 4B (Prof. Selma) 9:00 as 10:30;
Turma: 5A (Prof Fernanda) 10:30 as 11:15.

QUARTA - FEIRA
Turma: 3B (Prof. Alessandra) 7:30 as 9:00;
Turma: 3B (Prof. Geiza) 9:00 as 10:30;
Turma: 5B (Prof. Maria Aparecida) 10:30 as 11:15.

QUINTA - FEIRA
Turma: 4B (Prof. Selma) 7:30 as 9:00;
Turma: 4A (Prof. Zezé) 9:00 as 10:30;
Turma: 5C (Prof Fátima) 10:30 as 11:15.

QUINTA - FEIRA (TARDE)
Turma: INFOR1 12:30 as 14:00;
Turma: INFOR2 14:00 as 15:30;
Turma: INFOR3 15:30 AS 17:00.

SEXTA - FEIRA
7:30 as 10:30 horário reservado para os professores de sala de aula ministrarem suas eventuais aulas usando o laboratório;
Turma: PAV (Prof. Simone) 10:30 as 11:15.

FONTE: http://www.laboratorioinfor.blogspot.com/

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CRIA BLOG

James de Oliveira e Marcelo Navarro

"Nos dias atuais, o crescimento dos conhecimentos científicos e técnicos tem se tornado cada vez mais ágeis não pertencendo mais apenas a pequenos grupos, pois a construção e desenvolvimento dos mesmos é realizada através da troca e da interação entre os indivíduos. Diante da entrada dos novos meios de tecnologia em nosso cotidiano, a educação não poderia caminhar longe deste contexto, pois se aproveitando destes mecanismos, ela abrange cada vez mais pessoas, em diferentes locais e com perspectivas variadas daquilo que receberão, influenciando muitas vezes, na facilidade e prazer do indivíduo em aprender. O conceito de ensino vem através do auxílio das tecnologias, passar por uma transformação constante complementando e aperfeiçoando a presença aluno x professor na sala de aula." ( Rosângela Formentini Caldas)

Sendo assim, com a proposta de interagir com os alunos e comunidade escolar em geral, os instrutores James de Oliveira , Marcelo Navarro e Jessica criaram um blog para o Laboratório de Informática da Escola. A proposta é coberta de sentido pois permitirá aos pais, alunos e professores em geral o acompanhamento das atividades desenvolvidas. Na oportunidade , cumprimentamos os responsáveis pelo Laboratório de Informática por essa brilhante iniciativa . Parabéns companheiros !!! e contem com nossa parceria na divulgação do novo Blog ...

quarta-feira, 24 de março de 2010

HOJE TEM ESPETÁCULO? TEM SIM SENHOR!






,





O Circo faz parte do imaginário das crianças sendo uma das formas de propagar a arte e a cultura de forma itinerante. Palhaços, malabaristas, mágicos e muita alegria são componentes presentes em todo espetáculo de Circo. No dia 19 de maio, no turno vespertino, os alunos foram contemplados com um espetáculo circense com uma Companhia de Teatro da região. A garotada divertiu bastante com as piadas dos palhaços Batatinha e Chicletinho. Parabéns à escola por ter proporcionado aos seus alunos momentos de alegria e prazer.

terça-feira, 23 de março de 2010

MOMENTO COM CRISTO




A Escola recebeu nessa semana a visita dos membros da Igreja Maranata ( muitos ex. alunos) que vieram ter um momento de reflexão com alunos e professores. O momento é oportuno pois nossas crianças e jovens estão cada vez mais vulneráveis aos males do mundo. Em tempos onde percebemos a inversão de valores os membros da Maranata levaram uma palavra de evangelização, de alívio e motivaram nossos alunos a serem educados, respeitando sempre os mais velhos. No Momento com Cristo proporcionado pela escola através dos membros da Maranata houve música, historinhas, palestra e muita animação...

segunda-feira, 22 de março de 2010


Escola recebe copiadora novinha

Todos sabemos que a educação precisa se adequar às novas tecnologias para dinamizar sua parte pedagógica e adiministrativa. Sendo assim, nossa escola está integrada a  modernidade por meio de seus modernos equipamentos. A escola  recentemente recebeu, da Secretaria Municipal de Educação, uma das mais modernas copiadoras existentes no mercado. Com isso, a qualidade das avaliações e trabalhos oferecidos pelos professores aos alunos vai ter melhorias significativas. Vale dizer também, que nossos  educadores estão sempre se atualizando e praticamente todos já estão fazendo uso das novas tecnologias na educação, com isso, quem ganha são nossos alunos que terão a oportunidade de estudar em uma escola conectada com as mais modernas formas de produção de conhecimentos e aprendizagens...

Coleta Seletiva continua no bairro João XXIII
















































A escola é parceira na Coleta Seletiva no bairro João XXIII. No ano de 2009, alunos participaram de capacitação oferecida pelo DENSUR e foram de casa em casa, concientizando a população sobre a importância da Coleta Seletiva para o meio ambiente e população em geral. Nessa semana, registramos a continuidade dos trabalhos,  com o caminhão do DENSUR recolhendo nas casas,  o lixo separado pelos moradores. Como a escola tem o  compromisso com o meio ambiente,  ficamos felizes com a continuidade da Coleta  Seletiva e sua implantação em outros bairros da cidade.